domingo, 5 de fevereiro de 2012

BBB

Começou mais um ano e, com ele, mais um Big Brother, um programa que serve de referência, sempre que se quer ver o lado negativo da tv e a alienação que ela pode trazer. Eu não penso exatamente assim. Acho que é um programa interessante e uma boa oportunidade para analisar a sociedade.


Sim, eu vejo Big Brother. Não me envergonho de dizer!


Se estou em casa e não estiver vendo outro programa, assisto. Gosto de ver como as pessoas podem ser falsas, mesquinhas, interesseira, gananciosas, mesmo sabendo que estão sendo filmadas e julgadas 24 horas por dia. No nosso dia a dia, ficamos tão envolvidos com o trabalho, as tarefas da casa, educação de filhos, com os estudos, que não temos tempo para ver e analisar as atitudes de algumas pessoas. Penso que programas assim, servem muito bem para refletirmos sobre as atitudes das pessoas na sociedade atual, como o modo de se expressarem, os sentimentos em relação aos outros, as lutas pelo status e poder, as liberdades e os valores que pesam, já que os integrantes do programa são pessoas retiradas da sociedade, e não exatamente atores interpretando, como acontece nas novelas ou filmes.


Não posso deixar de ver no programa também a supervalorização do corpo, os excessos de consumo do álcool, a falta de cultura demonstrada pelos participantes. Mas não podemos ser hipócritas e dizer que isso não existe no nosso meio social, fechar os olhos e pensar que estamos em um mundo de ingênuos. Saber separar o certo do errado faz parte do nosso amadurecimento.


Sempre procuro ver o lado “aproveitável” daquilo que a mídia me oferece. E o BBB é mais uma oportunidade. Por que tanta gente, de todas as idades e grupos, se inscrevem e sonham em participar ? Dinheiro? Reconhecimento? Por que tantos milhões de pessoas assistem? E votam? Alguns até gastando com torpedos? Por que as pessoas defendem alguns participantes e odeiam outros ?


As respostas eu não sei, mas o que sei é que a curiosidade em saber da vida e dos problemas dos outros acompanha desde sempre a sociedade assim como as tentações de fazer, no caso, assistir, aquilo que nos dizem que não é bom.

Um comentário:

  1. Resumindo BBB pra mim, em uma única palavra: lixo.
    Eis um programa que não perco tempo em ver ou saber notícias, simplesmente não existe para mim.
    Abraços, Mauro (Koisas e Coisas)

    ResponderExcluir

Coloque um pouco de açúcar nesse limão.
Vamos adorar!