terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Onde pinta sujeira





Pesquisa mostra os lugares nos shoppings que são mais contaminados por vírus e bactérias. Confira e proteja-se.

As amostras de maquiagem estão em oitavo lugar. Entre 67% e 100% da maquiagem para teste estão contaminadas com bactérias. Prefira experimentar as amostras únicas, que são mais seguras.



As lojas de dispositivos eletrônicos estão em sétimo lugar. Antes de você testar aquele smartphone que é seu sonho de consumo, outras milhares de pessoas fizeram o mesmo. Os vírus são facilmente transferidos entre as superfícies de vidro e as pontas dos dedos.

Na sexta posição estão os provadores de roupas. É que células da pele e transpiração podem se acumular no interior das vestimentas e servir de alimento para o crescimento bacteriano.

As lojas de brinquedo podem ser menos inofensivas do que você imagina. Elas são o quinto lugar mais contaminado da lista. Isso porque as crianças lambem brinquedos, tocam neles, encostam em seus rostos e deixam uma quantidade de germes considerável. Antes de deixar seu filho brincar com qualquer brinquedo que não esteja em uma caixa selada, lave-o com água e sabão ou álcool.

Em quarto lugar, telas e teclados. Nesse espaço, pode conter uma média de 1,2 mil germes, incluindo micróbios. O pior dos botões é o “enter” ou “confirma”, já que todo precisa tocá-lo. Lave as mãos ou use um desinfetante depois de usar um caixa eletrônico, por exemplo.

Os corrimãos das escadas rolantes ocupam o terceiro lugar da lista da Hypescience. Em testes, pesquisadores encontraram comida, bactérias, urina, muco, fezes e sangue nesse espaço. Evite tocá-los.


Em segundo lugar ficaram as mesas da praça de alimentação. Se o pano usado para limpar o móvel não for trocado e lavado regularmente, ele vai espalhar bactérias nocivas como a E. coli. Deixar lenços desinfetantes na bolsa pode ser uma boa alternativa.

Engana-se quem apostou que o lugar mais sujo dos shoppings é o vaso sanitário. O campeão dessa lista nada limpinha é a pia do banheiro. As bactéricas ficam na torneira já que as pessoas tocam nessa superfície logo depois de usar o banheiro. Como a área é úmida, as bactérias sobrevivem por mais tempo lá. Lave bem as mãos com sabão durante 20 segundos, no mínimo, enxague bem e use uma toalha de papel para desligar a torneira e fechar a porta para as doenças.

Fonte

Imagens: internet


Confesso que às vezes acho tudo isso sujo mesmo e evito, por exemplo, colocar a mão nos olhos ou em algum alimento.

Mas me diga, quem consegue viver sem shopping?


C

Um comentário:

  1. Silvia, esta matéria é muito interessante, jamais pensei num provador de roupas, no corrimão da escada rolante e na torneira dos sanitários! É verdade, o pessoal chega com as mãos sujas... Vou passar isso para os meus filhos...
    Beijão, valeu.

    ResponderExcluir

Coloque um pouco de açúcar nesse limão.
Vamos adorar!